top of page
Foto do escritorEliane Gomes Fernandes

A cultura do estupro no Brasil: Reflexões a partir do livro "Abuso"


Livro da jornalista Ana Paula Araújo relata sobre a cultura do estupro no Brasil

Sinopse

Por que o estupro é um crime ainda tão comum no Brasil? Por que a vítima muitas vezes é tão – ou mais – julgada pela sociedade do que o próprio criminoso? Por que é tão difícil fazer uma denúncia?


Após quatro anos de pesquisas, viagens pelo país e mais de 100 entrevistas com vítimas e familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no assunto, a jornalista Ana Paula Araújo escreve Abuso - A cultura do estupro no Brasil com coragem e sem meias-verdades.


A obra é uma reportagem que trata do medo e vergonha das vítimas, de como elas são julgadas e muitas vezes culpabilizadas pela sociedade e pelo poder público, das dificuldades para denunciar, dos caminhos para superar o trauma e seguir em frente e como atitudes tão entranhadas em nossa sociedade geraram uma verdadeira cultura do estupro em nosso país.


Ela também auxilia as vítimas na utilização dos meios de denúncia disponíveis no país, como o Disque 100, e esclarece sobre o direito ao aborto em casos de estupro, que é autorizado por lei sem a necessidade de queixa na polícia.

Capa em branco com o nome da autora Ana Paula Araújo em vermelho no topo. O título "Abuso" em destaque e com a fonte preta. O subtítulo "A Cultura do Estupro no Brasil" com a fonte em vermelho e tamanho menor. O fundo da capa é branco.
Capa do livro "Abuso" de Ana Paula Araújo (Fonte: Internet)

Ana Paula analisa casos que chocaram os brasileiros e outros tantos que, apesar de bárbaros, ficaram perdidos em meio ao constrangimento das vítimas e a lentidão da lei, para mostrar como o estupro afeta toda a rede familiar e deixa marcas indestrutíveis na vida de quem o sofre. Ela acompanha todo o caminho das vítimas por justiça e mostra todas as facetas e implicações desse crime tão cruel e, infelizmente, tão corriqueiro no Brasil.


Abuso é uma obra ousada, pesquisada com apuro e escrita com imensa sinceridade por uma das mais importantes jornalistas em atividade no país. Mais do que tudo isso, Abuso é um livro extremamente necessário, que precisa ser lido por todos.



Reflexões a partir do Livro "Abuso" de Ana Paula Araújo


Ana Paula Araújo, renomada jornalista brasileira e apresentadora, nos apresenta em seu livro Abuso: A Cultura do Estupro no Brasil um olhar profundo e perturbador sobre um dos temas mais delicados e urgentes da sociedade brasileira: o estupro. Ao longo das páginas, a autora revela a realidade nua e crua enfrentada por milhares de mulheres no país, destacando a impunidade, a cultura machista e as falhas no sistema de proteção às vítimas.


O livro é resultado de uma extensa investigação jornalística. Ana Paula entrevistou quase cem pessoas, entre vítimas, abusadores, profissionais de saúde, juízes, policiais e pesquisadores. Essa diversidade de fontes confere ao livro uma amplitude que vai além da superfície, permitindo ao leitor compreender os diferentes aspectos que envolvem o crime de estupro no Brasil.


Ao abordar a cultura do estupro, Ana Paula Araújo nos convida a refletir sobre como a sociedade naturaliza e até mesmo justifica a violência sexual contra as mulheres. A autora aponta que essa cultura está profundamente enraizada em comportamentos, discursos e até mesmo nas leis e decisões judiciais que muitas vezes culpabilizam a vítima e relativizam a gravidade do crime.


Até quando a sociedade vai culpar a vítima por sofrer o estupro? A culpa é sempre do agressor, nunca da vítima. Precisamos lutar para que isso mude, e as vítimas possam denunciar esses crimes sem medo.


O livro é marcado por relatos impactantes de vítimas, que compartilham suas experiências dolorosas e as consequências psicológicas e sociais do estupro, que me deixaram estarrecida e horrorizada diante disso tudo. Relatos de crianças que sofreram abusos por parte de quem deveria cuidar e zelar por elas.


Ana Paula Araújo também faz críticas contundentes ao sistema de justiça brasileiro e à forma como a sociedade lida com o estupro. Ela destaca a revitimização das vítimas durante o processo legal, a falta de preparo dos profissionais para lidar com esses casos e a lentidão das investigações e julgamentos. Além disso, a autora denuncia a falta de políticas públicas efetivas para prevenir a violência sexual e apoiar as sobreviventes.


Mais do que uma denúncia, "Abuso" é um chamado à ação. Ana Paula Araújo nos instiga a repensar nossas atitudes e a lutar por mudanças significativas na sociedade. Ela reforça a importância da educação e da conscientização para desconstruir a cultura do estupro a fim de que as mulheres possam viver mais seguras.


"Abuso: A Cultura do Estupro no Brasil" é uma obra essencial para quem deseja entender as raízes da violência sexual no país e buscar soluções para esse grave problema. Difícil de ler por causa do tema, mas necessário para que haja uma transformação social para erradicar essa forma de violência.



Texto escrito por Eliane Gomes

Uma leitora voraz de livros policiais. Já foi programadora e atuou como professora, tanto no ensino infantil como de música. Além disso é mãe, casada e colunista e revisora no

Portal Águia.





Revisão: Eliézer Fernandes

Edição: João Guilherme V.G.

2件のコメント


isaacjoaojorge1
11月28日

👍🏼

いいね!

isaacjoaojorge1
11月28日

Artigo bastante esclarecedor. Parabéns👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

いいね!
bottom of page