Desde 2016 não haviam eleições na Palestina devido ao rompimento do Fatah e do Hamas.
O atual presidente palestino, Mahmoud Abbas, um dos fundadores do partido Fatah, anunciou dia 15 de Janeiro a realização de eleições legislativas em 22 de maio, e depois das eleições presidenciais, em 31 de julho - as primeiras desde 2005.
As últimas eleições presidenciais palestinas ocorreram em janeiro de 2005 e as últimas legislativas em janeiro de 2006 devido ao rompimento entre os partidos Fatah e Hamas, as duas principais forças políticas na Palestina.
O anúncio ocorre após um encontro entre Abbas e o presidente da comissão eleitoral, Hanna Nasser, no palácio presidencial de Ramallah, informou o comunicado.
O Sr. Abbas pediu à comissão e aos órgãos governamentais "que abram uma campanha eleitoral democrática em todas as províncias do país, incluindo Jerusalém", disse a fonte.
Israel, que anexou Jerusalém Oriental após ocupá-la em 1967, mantém um amplo sistema de segurança na cidade.
O movimento islamita Hamas, adversário do Fatah laico de Abbas, não comentou o anúncio até o momento.
Em setembro de 2020, o Fatah e o Hamas acordaram a organização de eleições "antes de seis meses", no âmbito de um diálogo entre facções palestinas para unir forças a fim de fazer frente à normalização das relações entre Israel e os países árabes.
Ainda não está claro se Israel autorizará os moradores da Jerusalém oriental ocupada e anexada a votar.
Abbas, de 85 anos, que tinha prometido a realização de eleições várias vezes, não informou se será candidato.
Comments