A comissão eleitoral de Uganda informou que Yoweri Museveni, que está há 35 anos no poder, saiu vitorioso da eleição, com 58,6% dos votos. Seu adversário, Bobi Wine (34,8% dos votos) afirma que houve fraude na conferência dos resultados.
Museveni, com 76 anos, reafirma-se como um dos líderes autoritários mais antigos do mundo, no poder desde 1986. O presidente mudou a constituição do país para poder concorrer, e com esta vitória tem seu sexto mandato, que irá durar cinco anos.
Numa das campanhas eleitorais mais conturbadas da história do Uganda, Bobi Wine, que tem apoio da juventude do Uganda, disse que a sua casa na capital Kampala estava sob cerco de soldados do Governo. No dia da votação, houve forte presença de polícias e militares nos locais de votação.
Esta sexta (15), Bobi Wine disse denunciou, através da rede social Twitter, que os militares "assumiram o controle" de sua casa. O opositor disse que estava "em sérios apuros".
A rede de Internet foi encerrada em todo o país pouco antes do início da votação. Kampala permaneceu em silêncio este sábado, com os cidadãos instruídos a permanecerem em casa, com as forças de segurança patrulhando as ruas.
Comments