top of page
Buscar


Por que a Geração Z rejeita o modelo tradicional de trabalho
A Geração Z, nativa digital nascida entre 1990 e 2010, já ocupa espaço nas empresas, mas enfrenta choques culturais em ambientes tradicionais. Valorizam flexibilidade, propósito e bem-estar, rejeitando modelos hierárquicos rígidos. Cresceram em meio à recessão, veem o trabalho como necessidade e buscam reconhecimento, estabilidade e ambientes colaborativos. Sua presença crescente pressiona corporações a rever práticas e valores.

Alice Trindade
há 4 dias3 min de leitura


Mete Marcha Negona! Como a Marcha das mulheres negras ocupa espaços e projeta o Brasil do Bem Viver
A emoção que me atravessou em meio à multidão é a certeza de que este é um movimento sem retorno. Sua potência não nasceu agora: a Marcha foi idealizada e organizada por lideranças como Nilma Bentes, referência política e articuladora histórica, que dedicou sua vida a dar visibilidade à mulher negra, tantas vezes "imprensada" entre o machismo e o racismo.

Denise Reis
22 de jan.5 min de leitura


Reforma Administrativa: o que está em jogo
A reforma administrativa voltou a ocupar o centro do debate público em Brasília. Em 2025, novas propostas e discussões sobre mudanças nas regras de ingresso, estabilidade e gestão do serviço público reacenderam questionamentos: a modernização trará maior eficiência e qualidade no atendimento ou implicará perda de direitos e precarização das condições de trabalho?

Mayara Ribeiro
15 de jan.7 min de leitura


Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Desafios e Perspectivas de Políticas Públicas e Socioeconômicas
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização multilateral que reúne nações de quatro continentes - África, América do Sul, Ásia e Europa - unidas pela língua portuguesa. Criada em 1996, a CPLP é composta por nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Isaac Jorge
18 de dez. de 202510 min de leitura


Brasil: País do Futebol e do apagamento trans nos esportes
Entretanto, muitos esquecem que além de homens e mulheres existem outras pessoas que também podem praticar esportes. A população transexual, em geral, é uma parcela frequentemente invisibilizada quando o assunto é esporte. Segundo diversas pesquisas, pessoas trans representam cerca de 2% da população brasileira, o que equivale a aproximadamente 1 a 3 milhões de adultos.

Kauan Oscar
11 de dez. de 20256 min de leitura


Longe da Terra Santa: o plano para um estado judeu no Brasil
No século XIX, uma parcela significativa do povo judeu aderiu ao sionismo como resposta ao chamado “problema judaico”: eram uma nação sem território próprio. A solução proposta pelo movimento foi a criação de um estado judeu na Palestina, considerada a pátria histórica dos judeus. No entanto, esta versão do sionismo focada na Palestina foi apenas um dos muitos projetos territorialistas judaicos. Ao longo do século XIX e início do século XX, surgiram cerca de 30 propostas dess

Pablo Michel Magalhães
4 de dez. de 20255 min de leitura


O Inimigo Oculto: A Distinção entre o Racismo Velado no Brasil e a Segregação nos EUA
A questão racial não é apenas um fator social: é a tensão estruturante que molda a vida, as aspirações e a capacidade de organização dos povos negros em todo o mundo. Para o povo negro, a opressão nunca se apresenta de forma isolada, mas como resultado de múltiplas vulnerabilidades que se entrecruzam – a chamada Interseccionalidade.

Denise Reis
27 de nov. de 202511 min de leitura


The Swarm: Quando o oceano responde
O thriller ambiental The Swarm se passa nos dias atuais, quando anomalias e comportamentos incomuns em animais marinhos começam a causar agitação em todo o mundo. A série acompanha um grupo internacional de cientistas que se reúne para enfrentar um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade. Eles fazem uma descoberta arrepiante: nas profundezas do oceano, reside uma inteligência coletiva que sofreu os estragos da civilização em seu habitat - e decidiu revidar.

Eliane Gomes Fernandes
21 de nov. de 20253 min de leitura


“O Agente Secreto”: Arte, Memória e Ditadura na América Latina
“O Agente Secreto”, filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho lançado em 2025, é um thriller político ambientado em Recife, no ano de 1977, durante a ditadura militar. Estrelado por Wagner Moura, cuja atuação intensa lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator em Cannes, e dirigido por Mendonça Filho, vencedor de Melhor Diretor, o longa constrói uma narrativa envolvente que examina a opressão política, a vigilância estatal e a resistência diante do autoritarismo.

Gustavo Longo
13 de nov. de 20253 min de leitura


Quatro motivos para assistir “My Brilliant Friend” e se emocionar
"My Brilliant Friend" é uma série da HBO baseada na tetralogia de Elena Ferrante que acompanha Elena e Lila, duas amigas que crescem na Nápoles dos anos 1950. Ao longo de quatro temporadas, a trama retrata amizade, inveja, amor e emancipação feminina em meio à pobreza, à violência e às transformações sociais da Itália pós-guerra, destacando o poder do conhecimento e uma estética visual e emocionalmente envolvente.

Alice Trindade
6 de nov. de 20253 min de leitura


A romantização do corporativismo: Quando “vestir a camisa” vira uma armadilha
O problema começa quando o engajamento saudável se transforma em romantização, uma narrativa que disfarça sobrecargas, normaliza o cansaço e transforma o “amor pelo trabalho” em justificativa para tudo. O cenário se agrava ainda mais quando esse discurso vira uma exigência constante. Nesse momento, algo se perde pelo caminho: o que deveria inspirar, acaba sufocando; o que deveria motivar, começa a adoecer.

Mayara Ribeiro
30 de out. de 20257 min de leitura


O caráter assimétrico do acordo entre o Mercosul e a União Europeia
Diante do recente avanço da China, a União Europeia se tornará o primeiro grande parceiro comercial a formalizar um acordo com o Mercosul – feito que nem os Estados Unidos nem a própria China alcançaram – oferecendo acesso preferencial aos países do bloco em uma região historicamente muito protegida. Para o Mercosul, trata-se também do maior tratado já negociado

Jorgelina Ruiz
23 de out. de 20255 min de leitura


“E se Doha for o novo Vaticano?”
O Catar tem sido palco de diversos eventos de destaque. Entre eles, a realização da Copa do Mundo FIFA de 2022 que consolidou sua posição como destino turístico e cultural, impulsionado por seus museus renomados e eventos internacionais.

Editorial Portal Águia
16 de out. de 20254 min de leitura


Rio, o mosaico de contradições: Uma análise enraizada na realidade carioca
Seus bairros transitam entre as maravilhas da Zona Sul, como Copacabana e Ipanema, e a Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina. A cidade se estende pelo Centro, onde está o Sambódromo, e segue para o Estácio, Rio Comprido e os bairros do subúrbio carioca, como Madureira. Eu, nascida e criada no Morro de São Carlos, no Estácio, conheço profundamente essas realidades e suas complexas contradições.

Denise Reis
9 de out. de 20258 min de leitura


O fiasco da COP29 pode se repetir no Brasil
Naquele instante, ao ouvir esse comentário, lembrei que, justamente naquele ano, a Conferência do Clima da ONU (COP29) havia se revelado um fracasso monumental, marcada pelo cinismo e pelas manobras de bastidores dos maiores poluentes do planeta: os países desenvolvidos.

Katiane Bispo
2 de out. de 20253 min de leitura


Minimalismo: Por que o mundo está ficando menos colorido?
Hoje em dia, fuscas já não são tão comuns, muito menos carros azuis. A verdade é que, ao longo dos anos, não apenas os veículos perderam suas cores. Tons vibrantes foram desaparecendo das ruas, casas e espaços; estilos de vida foram substituídos por padrões básicos, em busca de uma rotina considerada saudável e perfeita.

Alice Trindade
25 de set. de 20253 min de leitura
bottom of page



